O que é networking?

networking é uma forma moderna de fazer negócios. Consiste em criar nossa própria rede de contatos profissionais e pessoais. O networking nos permite ter acesso a pessoas que nos interessam ou que podem nos interessar no futuro, mas que não conhecemos. Com este fim, utilizamos nossos contatos atuais que nos dão acesso a suas redes sociais. Quer dizer, o networking bem feito pode ser definido como a arte de construir e manter relações (pessoais), a longo prazo, que impliquem (sempre) em um benefício para as partes envolvidas.

Quando estamos interessados em manter contato com pessoas que não conhecemos procuramos ajuda de pessoas conhecidas e nas quais confiamos. Se estes conhecem alguém que possa nos interessar darão referências nossas e facilitarão nosso encontro. Por isto é importante possuir uma boa rede de contatos e mantê-la, sendo útil para estas pessoas continuamente, fazendo o possível pra manter contato.

Ao contrário do que muitos pensam, não se trata somente de que nossos conhecidos nos ajudem a encontrar trabalho porque estamos desempregados, embora este seja um motivo legítimo. O networking é toda uma filosofia que está baseada em compartir informações, conhecimentos, ideias e outros contatos. É estar disposto a ter pontes entre as pessoas e estabelecer relações de colaboração, é reconhecer nossa interdependência, visto que todos necessitamos de todos.

networking é utilizado para vários fins: busca de oportunidades para nosso negócio, intercâmbio de know-how, formação de alianças, etc. Além disso, está baseado no princípio da reciprocidade e possui um efeito multiplicador. Ou seja, quanto mais dispostos estivermos a colaborar com nossos contatos, mais as pessoas de nossa rede se beneficiarão e, por sua vez, terão maior disposição a colaborar com todos os envolvidos, inclusive nós mesmos.

Para praticar o networking é preciso primeiramente definir qual é exatamente o objetivo perseguido e qual a mensagem que será comunicada à rede de contatos. É necessário saber que seus contatos nem sempre poderão oferecer trabalho, mas informação que ocasionalmente poderá terminar na obtenção de trabalho. O networking exige perseverança e esforço. É preciso aproveitar todas as oportunidades que nos permitam conhecer pessoas novas e fortalecer relações já existentes. É aconselhável ser organizado e manter uma base atualizada de dados com os contatos estabelecidos.

Fonte: http://www.infoescola.com/administracao_/networking/

This entry was posted in Desvendando a TI, Mundo da Tecnologia and tagged , , . Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta